quarta-feira, 8 de abril de 2009

FSCK

Chegou-me às mãos esta semana um Magalhães com erro no arranque em Caixa Mágica Mag. O erro, fatal, apontava inconsistências na drive /dev/hda7 e deixa o computador em linha de comandos. Como fazer para recuperar o sistema?

Para reiniciar o computador basta carregar nas teclas Ctrl + D.

Para reparar o erro, tem de se seguir a indicação dada no arranque: correr o fsck em modo manual. O fsck é um utilitário que verifica inconsistências no sistema de ficheiros, permitindo reparar erros.

Como correr o fsck:
Primeiro, responder ao pedido do computador Give root password for maintenance. A password de root é a do superutilizador linux, com controlo total do computador. Nos Magalhães, a password de root do Caixa Mágica é pte2010 ou magalhaes, a menos que o utilizador tenha definido outra. Esta password também é necessária para alterar as configurações do Caixa Mágica, bloquear ou desbloquear o controlo parental e procurar e instalar software através do Synaptic.

Introduzir a password e carregar na tecla Enter. Ao introduzir a password de root não aparece nada no ecrã. É normal.

Em seguida aparecem duas linhas no ecrã: Chmod: mudando permissões de 'root/tmp/usr e na linha abaixo (Reparar sistemas de ficheiros) #1. Aqui, escrever fsck e carregar na tecla Enter.

O fsck irá correr. Sempre que detectar inconsistências, pergunta se deseja ignorar erro e forçar reescrita. Responder sim (yes) carregando na tecla Y.

Quando o fsck termina a reparação do sistema de ficheiros, carregar nas teclas Ctrl D para reiniciar o computador. O sistema operativo Caixa Mágica Mag deverá carregar normalmente.

Mais informações: FSCK e os seus comandos, reparação de ficheiros com o fsck, resolvendo erro unexpected inconsistency, Caixa Mágica Magalhães não arranca, problemas ao inciar CM12 Mag.

2 comentários:

um novo eu disse...

obrigado pela ajuda...acho que esse problema esta a aparecer em muitos magalhães.

ja esta resolvido

João Gomes disse...

Foi muito útil este post. Mto obigado. O mais importante é a simplicidade com o tema foi abordado. Parabêns e mto obrigado.