domingo, 13 de abril de 2008

...

Zero

Termina aqui este blog, com o final da cadeira de Tecnologias de Aprendizagem Colaborativa. O blog não continua por inércia minha, mas antes porque não se justifica manter mais um blog. Durante três meses, partilhei aqui algumas ideias e experiências na confluência das artes, tecnologias e educação. O Gabinete de Curiosidades nunca seria um blog específico, mas foi direccionado para estas três vertentes. Espero ter conseguido partilhar conhecimento, talvez o mais importante uso da internet.

As aventuras na blogoesfera continuam no sítio de sempre e no Centro de Recursos Poeta José Fanha.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Abril, águas mil

planetas
trabalhos de alunos do 6ºD e 6ºG, modelados em Bryce e montados em Sqirlzmorph.

Podemos imaginar como serão outros planetas, mas tudo o que sabemos nos diz que este planeta em que habitamos é o planeta que melhor é para nós. Pelo menos enquanto o ar for respirável, a terra arável ou verdejante de natureza selvagem, e a água límpida e cristalina.

A água é um recurso cada vez mais escasso, graças à poluição, às alterações climatéricas e ao consumo excessivo, que desperdiça um dos nossos mais preciosos recursos.

Ao visitares a exposição que está no àtrio da escola, lembra-te que está nas tuas mãos, está nas mãos de todos nós, lutar para que o Abril do futuro continue a ter àguas mil.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Morph!

morph1
imagem criada por alunos do clube digital

Poderão os gatos metamorfosear-se em cães? Sim, com o SqirlzMorph, um software freeware que permite criar efeitos de morphing. Estes efeitos são aqueles que vês no cinema e na animação, quando um objecto, criatura, personagem ou paisagem se transforma noutro, aparentemente sem dificuldade. Experimenta. O software é fácil de usar, e permite-te criar metamorfoses das tuas imagens em poucos minutos.