sexta-feira, 27 de março de 2009
La Jetée
Wikipedia | La Jetée
Uma criança cresce com a imagem de uma mulher na sua memória, gravada na mente num momento de visita ao terminal do aeroporto de Orly em que testemunha a morte violenta de um homem. Anos mais tarde, na rede subterrâneas de esgotos de uma Paris pós-apocalíptica, arrasada pelas bombas nucleares, o homem que foi criança é um prisioneiro sujeito a experiências científicas. Num presente desesperado, os cientistas procuram o segredo das viagens no tempo em busca de ajuda no passado ou no futuro. As experiências terminam na loucura ou na morte, mas a fixação do homem pela imagem da mulher torna-o resistente. Viaja pelo tempo, em sucessivas vagas, encontrado-se com a mulher dos seus sonhos. Ao ser enviado ao futuro é primeiro rejeitado pelos homens do futuro, mas estes acabam por o recompensar quando o sucesso da experiência dita a inutilidade do indivíduo. Encarando a execução como destino, podendo fugir para o futuro, o homem escolhe regressar ao passado, e encontra-se com a mulher no terminal do aeroporto de Orly, onde é assassinado sob o olhar de uma criança. O espaço e o tempo, passado e futuro tornam-se numa viagem pelo espaço psicológico, que termina num anel condenado à repetição.
Filme que influenciou o excêntrico 12 Monkeys de Terry Gilliam, La Jetée foi realizado em 1962 por Chris Marker. Filme de culto, aposta numa estratégia cinematográfica radical. La Jetée é um filme de imagens fixas, de diálogos esparsos e sussurrados, onde a narração é constante. A persistência da visão a vinte e quatro fotogramas por segundo é substituída pela persistência da narração a um fotograma por segundo. O filme assemelha-se a uma projecção de slides, constituído por fotografias cujos enquadramentos equilibrados contrastam uma estética de pausa com a estétca de movimento que esperamos do cinema.
Fortemente experimental, este é um dos mais curiosos filmes de ficção científica filmados no século XX. Pode ser visto no YouTube e no Dailymotion
quarta-feira, 25 de março de 2009
Trabalhos de Área de Projecto
Trabalhos realizados na área curricular não disciplinar de Área de Projecto. Turmas de 6º ano.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Cinema Português
Criado por alunos do 6ºF a partir de clips recolhidos no YouTube, convertidos no Any Video Converter. O audio foi gravado no Audacity e a montagem criada no VideoSpin. Ainda precisa de umas arestas limadas.
terça-feira, 17 de março de 2009
Pintar as Emoções
Pegando na lista de emoções elaborada por Daniel Goleman em Emotional Intelligence, foram dados aos alunos vários temas de trabalho. O objectivo é representar emoções, e as fases do trabalho envolveram a geometria (para trabalho de formas abstractas), a collage (para explorar formas alternativias de manipular imagem) e a pintura. O trabalho final envolve pintura em acrílico sobre tela. Na imagem, a emoção representada é o êxtase. Trabalhos de alunos do 6º F. Podem ir vendo os trabalhos que vão sendo terminados na página dos Pequenos Artistas.
domingo, 15 de março de 2009
World Builder
Um dia de filmagens. Um ano de edição. São as estatísticas desta cativante curta-metragem criada por Bruce Branit, fascinante pela singeleza da sua narrativa e pela naturalidade dos seus sofisticados efeitos digitais. Em World Builder, o mundo virtual constroi-se naturalmente, fluindo das mãos do construtor como desenhos e cores da paleta de um pintor. A construção física do mundo virtual é o sonho de qualquer um que tenha experimentado o 3D, a materialização da coisa mental que antevemos e sonhamos no interior da mente, e cujas ferramentas nos parecem tão cruas e complexas. Esta curta metragem termina com um toque de tristeza, uma lágrima a brilhar sobre a pérola que é este filme.
Subscrever:
Mensagens (Atom)